Conheça 5 vinhos europeus e viva novas experiências
Depois de um dia intenso de trabalho, nada melhor do que chegar em casa, ir até a cozinha, pegar uma taça e se servir de uma quantidade generosa de vinho. O melhor de tudo é que, quando você conhece a origem do vinho que está tomando, pode fechar os olhos e se imaginar nas regiões de origem da bebida que você tem nas mãos. Você pode até dar play naquela playlist que te transporta para um outro país e cultura.
Que tal viver essa experiência com os vinhos europeus?
Existem diversas regiões produtoras de vinho pelo mundo, mas a Europa segue como a mais tradicional, já que é a região em que se originaram as primeiras receitas de vinho. Queremos apresentar a você os vinhos mais tradicionais da região europeia, mas vamos começar pelas uvas. Se prepare: no fim desse artigo esteja pronto para se transportar para a Europa, mesmo na sala de sua casa.
Pinot Noir, França
Se você busca por elegância e leveza, mas também aroma marcante e complexo, os vinhos originados das uvas Pinot Noir são sua melhor escolha. De origem francesa, sendo o país conhecido como “a terra da Pinot Noir”, as uvas desta cepa não são encontradas com facilidade em outras regiões. A África do Sul e o Chile, apesar de serem países produtores desta uva, não oferecem o necessário para o alcance da qualidade das uvas produzidas na região da Borgonha.
Dicas de Pinot Noir: The Winemakers Recipe e Morin Pere Et Fils Pinot Noir.
Sangiovese, Itália
Você sabia que a uva mais produzida em todas as regiões da Itália é a Sangiovese? A uva é tão italiana que a sua cultura não é possível em outras regiões do mundo. Os vinhos da Sangiovese possuem geralmente corpo médio, com acidez alta e taninos presentes. Apesar destas características, são agradáveis ao paladar e muito elegantes, como a Pinot Noir.
Dicas de vinhos Sangiovese: Vezzani Sangiovese Rubicone e Vezzani Chianti.
Tempranillo, Espanha
Para os fãs de vinhos encorpados, com cor e aroma fortes, e um marcante retrogosto, os vinhos da uva Tempranillo são os ideais. Característica da região espanhola, a uva se adapta a diversos climas e solos argilosos e rochosos. A casta é boa para envelhecer em barris de carvalho e conta com bom tempo de validade em garrafa.
Dicas de vinhos Tempranillo: Audentia Reserva e Julia Kemper Vinhas Selecionadas Blanc De Noir (Neste caso, chamada de Tinta Roriz, por estar na região do Dão).
Riesling, Alemanha
Conhecidos por sua coloração dourada e o sabor com notas de frutas, os vinhos brancos são elegantes e complexos. A Alemanha é uma das grandes produtoras de vinho branco do mundo, e a casta Riesling é uma das mais importantes. Os vinhos desta casta são secos, levemente ou bastante adocicados, dependendo de sua fermentação. São também saborosos e refrescantes. Os Riesling de qualidade muito boa ou excelente podem envelhecer por um bom tempo em garrafa, desenvolvendo complexidade e aromas terciários, com notas de petróleo, resina e frutas secas.
Dica de vinho Riesling: Carta Vieja Late Harvest.
Castelão e Touriga Nacional, Portugal
Os maiores clássicos portugueses são produzidos a partir das uvas Castelão e Touriga Nacional. Enquanto as uvas Castelão, menos complexas em questão de aromas e sabores, se adaptam bem a climas quentes e solos secos, e são amplamente cultivadas em Portugal, a Touriga Nacional se adapta em diferentes terroirs, mas com menores produções, trazendo bastante estrutura para o vinho e complexidade de aromas e sabores, chegando inclusive a dar toques florais na experiência sensorial. Conhecida como rainha das castas portuguesas, e hoje sendo até aceita em blends de Bordeaux, a Touriga Nacional é comumente usada para vinhos de gamas mais superiores, enquanto a Castelão, para vinhos macios e mais descontraídos, para o dia-a-dia.
Dica de vinho Castelão: Adega Grande Doc Do Tejo.
Dica de vinho Touriga Nacional: Vinho Penalva Touriga-Nacional.
—
Chegou a hora de degustar o seu vinho favorito e viver uma experiência única com os rótulos europeus. Se você não tem nenhum dos vinhos citados nesse artigo em sua adega, chegou a hora de abastecer esse espaço tão especial da sua casa. Para isso, faça seus pedidos!
Garanta que, nos próximos dias, você chegue em casa e encontre na adega um vinho que transporte você para as terras europeias.