Na hora de beber vinho, qual taça devo escolher?

Na hora de beber vinho, qual taça devo escolher

Se você, assim como muitos apreciadores, está dando os primeiros passos no mundo dos vinhos, é importante ressaltar que, apesar de parecer complexo, esse universo não é tão complicado quanto parece. Por isso, nada de desanimar, hein? Conhecer os vinhos é, na verdade, um processo contínuo para quem é apaixonado pela bebida.

Os novos apreciadores enfrentam muitas dúvidas, e é sempre importante que você consuma conteúdos relacionados aos vinhos, afinal, o conhecimento sobre a bebida é capaz de mudar até mesmo nossa degustação, nos proporcionando uma experiência mais enriquecida.

Entre as dúvidas mais comuns relacionadas ao consumo do vinho está a escolha da taça, afinal, qual modelo de taça você deve escolher? Bem, você pode pensar: “Mas taça não é tudo igual?”. A verdade é que o estilo, o material, o tamanho e outras características fazem toda a diferença na maneira como você percebe o vinho.

Se essa é uma novidade para você, a gente entende. Pode ficar calmo, afinal, estamos aqui para ajudar você a dar o match entre vinho e taça. Continue lendo este artigo e conheça quais taças são ideais para os seus vinhos favoritos. Não, você não precisa ter muitas delas, mas sim as mais adequadas ao tipo de bebida que você gosta.

Vamos lá?

Se você gosta de vinhos tintos…

A Taça Bordeaux possui bojo grande, mas uma borda mais fechada para evitar que os aromas sejam dispersados. A borda da taça, que chamamos de aba, é mais fina e direciona o vinho para a ponta da língua, levando a bebida para a parte de trás da boca. Nada melhor para quem gosta de apreciar os sabores e viver uma experiência completa.

Para apreciar os tintos da Borgonha, há uma taça específica com formato balão, chamada de Taça Borgonha. Ela tem uma estrutura que impede a bebida de ter mais contato com o ar. Este recipiente foi criado para que o vinho seja explorado pelo nariz. O formato direciona o fluxo acima da ponta e do centro da língua, assim, reduz a acidez e acentua as qualidades mais arredondadas e maduras da bebida.

Se você gosta de vinhos brancos…

Para vinhos brancos, a taça ideal tem corpo menor do que as de vinho tinto. O vinho branco é consumido em temperaturas mais baixas e, em um recipiente menor, há menos troca de calor com o ambiente. Além disso, as notas de frutas são realçadas por conta do formato. Sua aba estreita proporciona o equilíbrio, nas áreas da língua, entre doçura e acidez.

Se você gosta de vinhos rosé…

Esses vinhos possuem os taninos dos tintos e os aromas dos brancos, assim, a taça ideal é menor do que a dos brancos, mas com bojo maior. A taça deve acentuar a acidez da bebida enquanto equilibra com sua doçura. Caso você não tenha uma taça específica para os rosés, pode usar a mesma dos vinhos brancos.

Se você gosta de espumantes…

A taça ideal para espumantes é a flûte, ou flauta. São taças com estrutura que possibilitam a você apreciar as borbulhas. Mais fina, essa taça direciona toda efervescência para o nariz, controlando o fluxo acima da língua. É importante que a taça tenha um leve bojo, pois aquela que é muito reta pode impedir a concentração dos aromas.

Você não precisa ter todas essas taças em casa. É possível escolher a sua taça a partir do tipo de vinho que você mais consome. Por isso, busque identificar qual é o tipo de taça ideal para você. Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo, e que tenha sido útil. E não adianta escolher a taça sem um bom vinho para aproveitar, então, escolha os seus vinhos aqui.

Deixe um comentário