5 dicas indispensáveis para os iniciantes no mundo dos vinhos

Se você está começando agora a se aventurar pelo mundo dos vinhos, existem algumas dicas importantes que todo iniciante deste universo deve conhecer. Considerando que este assunto é amplo, vasto e repleto de detalhes, você não precisa tentar absorver todo conhecimento de uma vez.

Se você já ouviu alguém dizer que sabe tudo sobre os vinhos, pode ter certeza de que esta não é uma verdade. Os vinhos não são uma “ciência exata”, mas sim uma arte que não para de evoluir e mudar. Por isso, o que está à sua frente é uma grande aventura repleta de descobertas nesse universo.

Vamos para as nossas dicas? Guarde este artigo em um lugar bem especial, de preferência em seus favoritos, para não esquecer tudo o que vamos compartilhar com você.

Vamos começar pelos tipos de vinho

Antes de irmos adiante, é importante que você conheça quais são os principais tipos de vinhos. Quando falamos de borbulhas, temos espumantes, frisantes e tranquilos. Na cor temos brancos, rosés e tintos. Sobre o açúcar, temos secos, meio secos, suaves e de sobremesa.

Como iniciante, é importante degustar todas estas opções e aprender a reconhecer cada uma delas. É o primeiro, e um dos mais importantes, passo que você dá neste amplo universo. Pode parecer, no primeiro momento, uma tarefa difícil realizar esta identificação, mas como diz aquele provérbio popular, “a prática leva à perfeição”.

Conheça as principais uvas

Você sabia que é possível conhecer as características de um vinho sabendo somente com quais uvas ele foi elaborado? Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc, por exemplo, produzem vinhos brancos. Já as uvas Malbec, Carbenet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Syrah produzem vinhos tintos.

Uma forma eficiente de conhecer as características de cada uva é a pesquisa. Você pode “dar um Google” em cada uma delas e descobrir suas principais características. Assim, você pode saber o que esperar de cada rótulo que carrega estas uvas em sua composição.

Esteja por dentro da elaboração

O processo de elaboração do vinho é compreensível e você precisa conhecer! Depois que as uvas são colhidas no tempo certo, são esmagadas para formar o mosto e começar a fermentação. No caso dos vinhos brancos, as cascas são descartadas nessa hora. É na fermentação que o açúcar se torna álcool.

Aprenda a degustar

Para extrair todo o potencial do vinho é preciso seguir alguns passos:

– Deguste do vinho mais jovem ao mais velho;

– Deguste do vinho seco ao mais doce;

– Deguste do vinho branco ao tinto;

– Observe aspectos visuais, como cor, transparência e viscosidade;

– Sinta os aromas;

– Aprecie o sabor.

Experimente!

Nossa última dica para você é não ter medo de experimentar. Muito se fala sobre os vinhos, o que pode criar um certo receio em relação à bebida. Dizem que vinho bom é o mais caro, mas nem sempre, pois os mais baratos podem surpreender na qualidade. Só existe um caminho que leva aos aprendizados e descobertas em relação aos vinhos: experimentar. Não tenha medo! Leia e pesquise, mas não deixe de degustar.

E para descobrir mais dos vinhos, você precisa ter os melhores rótulos em sua casa. Para isso, acesse nosso e-commerce e peça os seus favoritos.

Deixe um comentário