“Escolher e apreciar bons vinhos é como uma arte. É a sinergia perfeita entre os músicos de uma orquestra. É uma poesia para a nossa alma”.

Ramiro Cruz, fundador da Caves Santa Cruz

A história da Caves Santa Cruz começa com o sonho de um jovem nascido em Portugal em 1947. Ramiro Alves da Rocha Cruz, embarca para o Brasil em 1959 junto com seu irmão, trazendo em sua bagagem muita garra e vontade de conquistar o seu espaço. Vontade essa que se transformaria em combustível para enfrentar os desafios que o novo país lhe proporcionaria. Ainda criança morou na Bahia com tios de criação rígida e no Rio de Janeiro, onde dormia nos fundos de um depósito. Nesses estados trabalhou como auxiliar de depósito, entregador de marmitas, garçom, cozinheiro, jardineiro, auxiliar de limpeza e tudo o que fosse necessário para garantir sua sobrevivência. 

Quando atingiu a maioridade em 1965, foi buscar sua liberdade em São Paulo. Para isso foi necessário trabalhar como ajudante de cozinha, ajudante de arrumação em hotel e taxista durante seus horários vagos. Literalmente não havia espaço para descanso. Esse esforço e dedicação permitiu com que Ramiro abrisse o seu primeiro negócio na cidade, um pequeno bar. Coincidência ou não, na data conhecida como o dia do trabalho, 1 de maio de 1974, Ramiro fundou a Transikart, empresa de transportes que permanece ativa até hoje e é conhecida como TKT Caves Santa Cruz

Entre os anos de 2010 e 2014, Portugal enfrentava uma crise econômica importante, que ocasionou grande estagnação financeira e preocupação a nível mundial. O Consulado Português em São Paulo então organizou em 2011 e 2012 uma série de encontros com imigrantes portugueses, para que juntos pudessem entender como poderiam ajudar o seu país. Sr. Ramiro, que estava entre os convidados e que já havia conquistado seu espaço no mercado e na comunidade portuguesa no Brasil, vislumbrou a oportunidade de resgatar da sua bagagem o sonho do menino que chegou na Bahia em 1959, o de apresentar as riquezas de sua terra natal para o país que lhe recebeu de forma tão acolhedora. 

Nasce então em 2012 a Caves Santa Cruz, a importadora que veio para materializar esse sonho. Desde o início prezando pela qualidade e excelência, acreditando em experiências e que o vinho é capaz de unir pessoas e criar laços. Na busca constante por esses valores, o Sr. Ramiro sempre esteve à frente da escolha de fornecedores, onde muitas vezes viajava até os produtores para entender e conhecer de perto os processos envolvidos na produção do vinho, desde a preparação do solo até o momento do envase.

“Abrir uma garrafa de vinho é como abrir uma porta para um universo de novas sensações, experiências e momentos que estão prontos para serem descobertos e vividos”. 

Ramiro Cruz, fundador da Caves Santa Cruz

Mesmo com o crescimento e fortalecimento da empresa, esses valores foram passados ano a ano e se mantêm até hoje. Sempre que um novo rótulo é inserido no catálogo de produtos da Caves Santa Cruz, Sr. Ramiro e sua filha Anna Cruz viajam até o fornecedor para conhecer o produtor e o vinho, tudo para garantir a melhor experiência de nossos clientes ao abrir um de nossos vinhos. 

Em 2019 batemos a marca de 150 rótulos selecionados cuidadosamente, vindos dos principais países produtores: Portugal, Espanha, França, Itália, Argentina e Chile. 

Somos orgulhosos em dizer que não somos apenas especialistas em vinhos de qualidade, mas também somos especialistas em criar laços com nossos clientes, apresentando-os um novo mundo cheio de experiências e riquezas que só um bom vinho – e uma boa história – são capazes de proporcionar 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *